GEPREA

Desenvolvimento de um secador com recirculação de ar baseado em tecnologia de bomba de calor para secagem a baixa temperatura

Secagem a baixa temperatura

A secagem a baixa temperatura é indicada para produtos como ervas medicinais e temperos. Para estes produtos, temperaturas superiores a 50 ºC provocam a perda de essências e degradação de princípios ativos. O secador desenvolvido trabalha com uma temperatura de secagem entre 30 e 35 ºC, possível devido a tecnologia de bomba de calor. Condições estas que secadores convencionais não conseguem propiciar. O controle de temperatura é digital o que permite um fino controle do processo.

Montagem do secador

O secador foi montado com sucata de metal de equipamentos velhos e peças de aparelhos de ar condicionados antigos. Todo o material foi recolhido no campus da universidade, promovendo-se assim uma reciclagem.

Sucatas usadas na montagem do secador – reciclagem.

Sistema de secagem

O sistema de secagem utiliza um evaporador e um condensador montados em série num duto por onde recircula o ar que passa pela câmara de secagem. O ar vindo da câmara de secagem é forçado para o duto por um ventilador e passa primeiro pelo evaporador o qual tem a função de resfriar o ar removendo a água retirada do produto na câmara de secagem. Em seguida o ar passa pelo condensador o qual o aquece e reduz a sua umidade relativa, deixando-o numa condição ideal para o processo de secagem. A temperatura na câmara se situa entre 30 e 35 ºC.

Esquema básico de funcionamento do secador

Processo na carta psicrométrica

Secagem de tomate e cebola: colocação na câmara de secagem

Secagem de tomate e cebola: após 24 horas a 35 ºc

Tomate seco  

Equipe Geprea.