GEPREA

Área experimental de aquaponia

 

Área com mais de 2 mil metros quadrados, destinada à estudos e pesquisas na área de aquaponia e transferência de conhecimentos sobre o assunto.

A área de aquaponia contará com 3 estufas de 147 m2 e uma estufa de 84 m2. Nessa área serão montados 3 sistemas de aquaponia com escalas diferentes de produção: pequena, média e grande. 

O sistema grande será composto por um tanque de criação escavado de 60 mil litros, revestido com  manta de vinil, filtro/decantador de 10 mil litros, biodigestor de 15 mil litros e lagoas de biofertilizante de 7 e 15 mil litros. O biofertilizante será utilizado para a produção vegetal num sistema paralelo à criação de peixes.Após a remoção dos...

Veja mais...

Desenvolvimento de um secador com recirculação de ar baseado em tecnologia de bomba de calor para secagem a baixa temperatura

 

A secagem a baixa temperatura é indicada para produtos como ervas medicinais e temperos. Para estes produtos, temperaturas superiores a 50 ºC provocam a perda de essências e degradação de princípios ativos. O secador desenvolvido trabalha com uma temperatura de secagem entre 30 e 35 ºC, possível devido a tecnologia de bomba de calor. Condições estas que secadores convencionais não conseguem propiciar. O controle de temperatura é digital o que permite um fino controle do processo.

Veja mais...

Aquecedor termoacumulador híbrido solar/bomba de calor 

 

Desenvolvimento de um aquecedor termoacumulador operando por termosifão para aquecimento de água em residências, empregando tecnologia híbrida composta por coletor solar e bomba de calor solar montados em série.

Veja mais...

Projetos