GEPREA

Área experimental de aquaponia

Área com mais de 2 mil metros quadrados, destinada à estudos e pesquisas na área de aquaponia e transferência de conhecimentos sobre o assunto.

A área de aquaponia contará com 3 estufas de 147 m2 e uma estufa de 84 m2. Nessa área serão montados 3 sistemas de aquaponia com escalas diferentes de produção: pequena, média e grande.

O sistema grande será composto por um tanque de criação escavado de 60 mil litros, revestido com  manta de vinil, filtro/decantador de 10 mil litros, biodigestor de 15 mil litros e lagoas de biofertilizante de 7 e 15 mil litros. O biofertilizante será utilizado para a produção.

Vegetal num sistema paralelo à criação de peixes. Após a remoção dos nutrientes pelas plantas, a água retornará ao tanque de criação. No tanque de criação serão alojados 6 mil peixes. A estimativa de produção é de 3 mil quilos de peixe e 15 mil pés de alface por ciclo (6 meses).

Projeto do sistema de aquaponia de 60 mil litros em tanques escavados e revestidos.

Sistema de aquaponia de 60 mil litros em fase de construção na área de aquaponia.

Projeto da área de aquaponia

Escavação e revestimento do biodigestor e tanques de biofertilizante do sistema de aquaponia de 60 mil litros.

Instalação de caixa de fibra de vidro de 10 mil litros, a qual será a base do filtro.

Montagem da primeira estufa de 147 m2.

Montagem da primeira estufa de 147 m2.

Tanque de criação de 60 mil litros.

Tanque de criação de 60 mil litros.

O sistema médio será composto por tanques de criação em caixas de fibra de 2 mil litros. Diferente do sistema grande, este será um sistema em série, onde a água  de criação vai circular diretamente pelas bancadas de produção vegetal, retornado aos tanque de criação, num ciclo fechado. Esse sistema possuirá um biodigestor em fibra de vidro, para biodigestão dos dejetos oriundos das descargas de fundo dos tanque de criação, decantador e filtros. O biofertilizante será utilizado em um bancada de produção vegetal, um segundo sistema em paralelo ao sistema de criação de peixes. Assim, a estimativa é que a produção vegetal seja duplicada, podendo chegar a 10 pés de alface por quilo de peixe vivo produzido. Serão 3 tanques de criação, onde serão alojados 200 peixes em cada, totalizando 600 peixes. A estimativa de produção é de 300 quilos de peixe e 3 mil pés de alface por ciclo ( 6 meses). O sistema ficara locado dentro de uma estufa de 147 m2.

 

Projeto do sistema de aquaponia de porte médio.

Bancada de produção vegetal do sistema de aquaponia de pequeno porte.

O sistema de pequeno porte, destinado a produção para consumo próprio, é composto por duas caixas de fibra de mil litros cada, onde são alojados 100 peixes por caixa. A bancada de produção vegetal comporta até 48 plantas adultas (alface), além de 57 plantas em estágio intermediário. O sistema requer uma área de 50 m2 para sua instalação. O mesmo já está montado em laboratório para testes e ajustes. A estimativa de produção é de 100 quilos de peixe e 500 pés de alface por ciclo (6 meses). 

Sistema de aquaponia de pequeno porte montado em laboratório para testes. Sistema em série, a bancada vegetal faz parte do circuito de recirculação de água.

Equipe Geprea.